Pedro II “Suíça piauiense”

0
74

Pedro II é um município do Estado do Piauí. É chamada de “Suíça piauiense”, por conta do seu clima serrano, frio, se comparado ao resto do estado. A cidade possui um grande potencial turístico. Lá se encontram as únicas minas de opala do Brasil, ainda conta com cachoeiras, um rico artesanato em tecelagem, e o seu casario colonial, herança da colonização portuguesa que dá à cidade um charme. Todos os anos entre os meses de Maio e Junho (no feriado de Corpus Christi) acontecem as edições do Festival de Inverno de Pedro II.

Localização

O município está localizado na microrregião de Campo Maior, compreende uma área irregular de 1.948 km². Os limites são: os municípios de Domingos Mourão, Lagoa de São Francisco e São João da Fronteira ao norte; Milton Brandão, Buriti dos Montes e Jatobá do Piauí, ao sul; Capitão dos Campos a oeste; e o Estado do Ceará a leste.

História

Fundado e emancipado por portugueses em 1854, século XIX,

Casarios do centro histórico.

De acordo com a Lei Provincial Nº. 295 de 26 de Agosto de 1851, foi criada a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição dos Matões. Em 11 de Agosto de 1854 segundo a Lei Nº. 367 o povoado dos Matões foi elevado à categoria de Vila, com a denominação de Pedro II, em homenagem ao Imperador do Brasil. Já foi chamado também de Pequizeiro.

Com a proclamação da República, a Vila voltou a ter o nome de Matões mas, pela Lei Nº. 641 de 13 de julho de 1911, já na categoria de cidade, foi restabelecida a denominação de Pedro II.

Turismo

Entre as belezas naturais, estão o Morro do Gritadorcânion com cerca de 280 metros a uma altitude de 730 metros acima do nível do mar; a Cachoeira do Salto Liso, com suas águas frias e cristalinas com véu de água de cerca de 30m; e o Olho d’Água Buritizinho, entre outros. Os sítios arqueológicos (da Lapa) retratam a vida do homem pré-histórico nestas terras. Um conjunto arquitetônico em estilo barroco revela uma Pedro II histórica. O artesanato local, com sua tecelagem de redes e tapetes encanta os visitantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here