Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu

0
44

Durante o primeiro semestre do ano, devido ao período das chuvas, as quedas d’água se transformam num belo espetáculo. O lugar é uma área de preservação ambiental e conta com infra-estrutura de apoio para turistas.

Localizado a 180 quilômetros de Teresina, no Território dos Cocais, na cidade de Esperantina, o Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu ganhará uma nova estrutura. Após o fim do processo licitatório realizado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), o espaço contemplará mudanças que tornam o local ainda mais agradável, o que contribui para o desenvolvimento da região norte do estado. 

A estrutura, atualmente, é composta por restaurantes, banheiros, quadras para uso esportivo e passarela de ligação ao município de Batalha. Com a revitalização e o novo projeto, o objetivo é melhorar a infraestrutura do parque, contribuir para consolidação do município no circuito ecoturismo e possibilitar a geração de oportunidades de ocupação e renda, além disso, manter o local como um dos atrativos mais visitados do estado, já que possui uma das maiores riquezas naturais do Piauí, a Cachoeira do Urubu.

De uma beleza exuberante, a Cachoeira do Urubu tem esse nome porque, no curso do Rio Longá, os peixes que ficam presos nas formações rochosas, que lembram mini aquários e atrai o urubu-rei, uma espécie de condor da América do Sul. Em virtude disso, os peixes que não desceram ou ficaram presos nos aquários rochosos viram presas mais fáceis da ave.

No local ainda é possível assistir a revoada dos urubus, um espetáculo nas quedas d’água originada do Rio Longá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here