ACOMPANHAR AS MUDANÇAS NOS PERFIS DOS CONSUMIDORES É O CAMINHO PARA POTENCIALIZAR NEGÓCIOS

0
6

Para entender melhor o comportamento dos consumidores, desde 2011 a PwC Brasil passou a acompanhá-los por meio da pesquisa Global Consumer Insights Survey.

Em nossa primeira edição, já dizíamos que o varejo seria, em 2020, baseado na eficiência, na customização e na inovação. Que uma série de materiais gráficos e interativos, baseados numa conversa personalizada, aprimoraria a experiência de compra. Além disso, que as redes seriam responsáveis por parte considerável das vendas por meio de seu poder de influenciar e informar de maneira direta.

O que os consumidores brasileiros disseram em nossas pesquisas durante esses anos é que eles gostariam de ter uma jornada de compra cada vez mais suave. Para isso, fabricantes, varejistas e provedores de serviço precisaram se aliar para entender cada vez mais um consumidor exigente a respeito da veracidade de informações, preço, qualidade do serviço e, acima de tudo, responsabilidade ética, social e ambiental não apenas com seu produto, mas também na maneira com a qual as empresas tratam seus funcionários.

É válido dizer que o futuro do consumo no Brasil está atrelado cada vez mais à adesão aos meios de pagamento móveis, aos mecanismos que ajudam a reduzir filas dentro da loja física, assim como à utilização do machine learning e do analytics para compreender melhor o hábito de cada consumidor.

Porém, nenhuma tecnologia terá efeito se o varejista não entender que hoje existem diversas comunidades e gerações coexistindo e, com isso, os valores que fazem parte do propósito das empresas deverão estar muito bem fundamentados e implementados em sua cultura, para que possam receber a admiração e o engajamento de seus consumidores.

ALEXANDRE AZZONI SÓCIO DA PWC BRASIL

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here